Entenda o que são medicamentos genéricos!

Sumário

O universo dos medicamentos

Quem não quer uma vida longa e saudável? Esse desejo sempre esteve presente no pensamento humano: já na Antiguidade, alquimistas buscavam o elixir da longa vida, ou seja, uma substância mágica que fosse capaz de prolongar a vida infinitamente. Hoje,
de certa forma, alcançamos esse objetivo – a expectativa de vida aumentou graças, em grande parte, ao desenvolvimento dos medicamentos.

Muitas são as opções de medicamentos disponíveis no mercado: fitoterápicos, alopáticos, homeopáticos, manipulados, genéricos e de referência. Nesse texto, você irá conhecer um pouco mais sobre os medicamentos genéricos.

O que são medicamentos genéricos?

Os genéricos são medicamentos equivalentes aos medicamentos de referência, ou seja, possuem o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma quantidade e forma farmacêutica. Você pode identificá-los por meio da tarja amarela com o escrito “medicamento genérico” na embalagem, além disso, eles são comercializados com o nome do princípio ativo, ao invés do nome da marca [1].

(Imagem de PróGenéricos)

Quais são as vantagens de um medicamento genérico?

Os medicamentos genéricos são mais baratos!
Para produzir um genérico não é preciso fazer pesquisas e ensaios clínicos, isto porque essas etapas já foram realizadas para o desenvolvimento do medicamento de referência. Vale lembrar que pesquisas científicas podem gerar muitos gastos, que impactam no preço produto final.
Outro ponto importante é que a comercialização dos genéricos sem um nome de marca reduz os gastos com publicidade. [3]

É seguro usar medicamentos genéricos?

De acordo com a Anvisa, os medicamentos genéricos devem passar por testes que garantam sua segurança, eficácia e qualidade antes de serem comercializados, de forma que estes sejam equivalentes aos medicamentos de referência.
Mas, atenção! O médico que fez a prescrição ou um farmacêutico deve orientar a substituição de um medicamento de referência por um genérico, não pelo balconista da farmácia. [4]

Side view of senior male customer talking with doctor about medicines and disease treatment. Specialist in white lab coat explaining, helping elderly man with choice of medicament. Medicine concept.
(Imagem de ArtPhoto_studio no Freepik)

Medicamentos genéricos no Brasil

No Brasil, o acesso da população aos medicamentos essenciais é regulamentado pela “Política Nacional de Medicamentos”, que visa “garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade destes produtos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais”.
Deste modo, como forma de tornar o acesso aos medicamentos mais efetivo, em 1999 foi instituída a “Lei dos Genéricos”, que permitiu que indústrias farmacêuticas produzissem “cópias” dos medicamentos de referência, após a expiração ou renúncia da patente destes. [5]

Se interessou pelo conteúdo? Acesse nosso blog para conhecer mais sobre medicamentos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] Araújo LU, Albuquerque KT, Kato KC, Silveira GS, Maciel NR, Spósito PA, et al. Medicamentos genéricos no Brasil: panorama histórico e legislação. Rev Panam Salud Publica. 2010; 28(6):480–92.
[2] Imagem disponível em: https://progenericos.org.br/noticias/medicamentosgenericos-o-que-sao-e-como-comprar/
[3] PAIM, Sandro Paino; ROSSI, George Berdinelli; DA SILVA, Dirceu e GERVASONI, Viviane Chunques. Lei dos genéricos: causa da vantagem competitiva e rentabilidade para as empresas nacionais do setor de fármacos. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 04-21, jan/jun.
[4] Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/medicamentos-genericos-4/
[5] LEMESA, Erick de Oliveira; DE ALMEIDA, Naara Sabrine Vaz; EUBANKSA, Paulo Henrique Pires; DE RESENDEA, Sebastião Robson e DA LUZA, Wanessa Cristina Martins. História do Medicamento Genérico no Brasil. Ensaios Cienc., v. 22, n. 2, p. 119-123, 2018

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário