Conheça 5 tipos de fragrâncias naturais

Sumário

As aplicações das fragrâncias são diversas. Comumente, são utilizadas nas indústrias cosmética, alimentícia e farmacêutica, entre muitas outras… No entanto, por diversas vezes essas indústrias exploram aquilo que a natureza já produz: as fragrâncias naturais. 

Então, apresentamos para você 5 tipos de fragrâncias naturais.

Mas o que são fragrâncias naturais?

Na natureza, alguns vegetais produzem substâncias que evaporam facilmente, em temperatura ambiente. Essas substâncias são voláteis, e por vezes, possuem odores característicos detectáveis pelo olfato humano. 

Esse é o caso dos óleos essenciais, por exemplo. Esses óleos apresentam cadeias carbônicas de baixa massa molecular, que volatilizam facilmente, e por isso, empregam-se em fragrâncias. 

Nesse sentido, as fragrâncias naturais são aquelas elaboradas ao se extrair esses óleos e outras espécies aromáticas de folhas, flores, sementes e raízes de plantas. <ref>GOMES, Hugo da Cruz. Essências: propostas de atividades experimentais contextualizadas para introdução a Química Orgânica no ensino médio. 2018. </ref>

Agora que você já sabe o que são fragrâncias naturais, vamos a alguns exemplos:

Fragrância de mexerica

O principal constituiente dessa fragrância é o óleo essencial de mexerica, presente na casca da mexerica. Esse óleo possui um odor característico que pode ser sentido simplesmente ao se manusear a fruta. 

No entanto, o óleo essencial de mexerica é uma mistura de várias substâncias oleosas. Algumas, inclusive, podem estar presentes também em outras frutas cítricas, como o limão e a laranja. 

Comumente é extraído por extrusão ou prensagem das cascas da mexerica. O produto final é um líquido de coloração alaranjada e odor forte. A fragrância de mexerica é uma fragrância cítrica.

Fragrância de lavanda

Esse  óleo é extraído principalmente das flores da lavanda, planta conhecida por seu odor adocicado e intenso, amplamente utilizado em produtos de limpeza. 

Curiosamente, esse óleo também apresenta outras propriedades: é capaz de inibir o crescimento microbiano, é antisséptico, calmante, descongestionante e cicatrizante.

É facilmente extraído ao se aquecer as pétalas das flores com vapor, por exemplo, resultando em uma fragrância floral.

Fragrância de hibisco

Os hibiscos são plantas cujas flores apresentam colorações variadas. São comuns em território brasileiro, e também possuem óleos essenciais. 

A extração dos óleos de hibisco se dá, principalmente, das flores da planta por meio dos processos como a maceração. Em alguns casos, utilizam-se ondas ultrassônicas para auxiliar nesses processos. 

A fragrância resultante, assim como no caso da lavanda, é floral.<ref>MELECCHI, Maria Ines Soares. Caracterização química de extratos de Hibiscus tiliaceus: estudo comparativo de métodos de extração. 2005.</ref>

Fragrância de alecrim

O alecrim também é uma planta conhecida na culinária, onde é amplamente utilizado como tempero.

Porém, seus óleos essenciais apresentam propriedades que excedem as aromáticas, de modo que a essência de alecrim é diurética, antimicrobiana, cicatrizante e, mais surpreendentemente: inseticida.

Os óleos essenciais dessa planta são extraídos principalmente por destilação, e constituem fragrâncias herbáceas. <ref>GOMES, Fabiana. Estudo dos compostos voláteis do alecrim utilizando as técnicas de microextração em fase sólida (SPME), hidrodestilação e extração com fluído supercrítico (SFE). 2003.</ref>

Fragrância de canela

A princípio, a canela é uma outra iguaria conhecida na culinária. Comumente é manuseada no formato de lascas das cascas das árvores caneleiras, ou em pó. Em ambas as formas, a canela apresenta odor forte e característico, devido a alguns óleos aromáticos.

Esses óleos também podem ser extraídos e utilizados em diversas indústrias. A extração geralmente é demorada, e feita utilizando-se óleo mineral, e resulta em uma fragrância amadeirada.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir nosso post sobre a incorporação de essência naturais em cosméticos.

Contudo, se quiser saber mais sobre os óleos essenciais, recomendamos nosso post específico sobre essas substâncias:

Por fim, recomendamos a matéria do básico aroma sobre fragrâncias naturais.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário