O carvão ativado contido na pasta de dente e na máscara peel off é eficaz?

Sumário

O carvão ativado é sintetizado de materiais naturalmente ricos em carbono, como bambu, coco ou madeira. Eles são aquecidos e transformados em pó, criando microporos que aumentam a área específica, variando de 500 a 1500m2/g , ou seja, 1 g desse material ocupa cerca de 2 a 6 quadras de tênis.

– Informações gerais

Primeiramente, o carvão ativado é antioxidante, anti-inflamatório, absorvente, bactericida e clareador, além de ter alta capacidade de adsorver (um processo de remoção de uma espécie líquida ou gasosa a partir de um sólido designado adsorvente) e grande área superficial específica. Os dois últimos aspectos chamam a atenção das indústrias devido às suas possíveis aplicações, por conseguinte, existem muitos produtos lançados que apresentam carvão ativado, como limpadores faciais, sabonetes e pastas de dente. <ref>BROOKS, J. K. et al. Charcoal-based mouthwashes: a literature review. British Dental Journal, v. 228, n. 4, p. 290–294, fev. 2020.</ref>

De acordo com a data-base de cosméticos do Japão, há registros de pelo menos 284 produtos que contém carvão ativado só neste país. Assim, percebe-se que o uso desse material em cosméticos se tornou popular.

Mas há certas dúvidas sobre a eficácia e a segurança do uso cotidiano de carvão ativado. Assim, buscamos dados científicos recentes, focando em pastas de dente e em máscaras peel off que contenham esse material. <ref>COMIN, A. M. Proposta de tratamento complementar ao efluente proveniente de uma indústria de cosméticos. Ufrgs.br, 2017.</ref>

– A pasta de dente contendo carvão ativado clareia os dentes?

Sem evidências até agora.

Diversos estudos foram feitos para desvendar essa afirmação e, acreditava-se que por meio das duas propriedades principais citadas anteriormente, o carvão ativado iria realizar uma limpeza eficaz e progressiva da dentição.

Contudo, um estudo avaliou a eficácia do clareamento do creme dental com carvão ativado e, consequentemente, não encontrou efeitos imediatos. Por outro lado, outra pesquisa também não encontrou evidências suficientes para apoiar as reivindicações de clareamento dentário, muito menos as reivindicações de branqueamento associadas ao carvão. Assim, vale ressaltar que há preocupação de que esse material pode apresentar risco de danos ao esmalte devido à abrasividade das partículas de carvão e aumentar o risco de cáries em virtude da degradação do flúor induzida pelo carvão.

Desse modo, não há dados clínicos e laboratoriais suficientes para fundamentar as alegações de segurança e eficácia de carvão e dentifrícios à base de carvão, necessitando assim realizar mais estudos em larga escala para estabelecer evidências conclusivas. <ref>SANCHEZ, N.; FAYNE, R.; BURROWAY, B. Charcoal: An ancient material with a new face. Clinics in Dermatology, v. 38, n. 2, p. 262–264, mar. 2020.</ref>

– Produtos para skincare contendo carvão ativado trazem benefício?

Verdade até o momento.

Primeiramente, o carvão ativado tem propriedades de limpeza profunda e adsorção de impurezas. Há um estudo que obteve bons resultados na formulação de uma máscara peel-off com esse material. A máscara peel off apresentou boa espalhabilidade, sem causar irritação ou edema, também foi capaz de alargar os poros e realçar a limpeza da pele, removendo as células. <ref>KABRA, K. et al. Preparation of Face Wash Using Activated Charcoal and Green Tea Extracts. World Scientific News, v. 113, p. 157–163, 2018.</ref>

mortas da superfície. Ademais, os poros mantiveram seu tamanho normal dentro de uma hora de tratamento, retendo assim a umidade e os nutrientes dentro da pele.

Por mais que apresente pontos positivos, ainda não existem evidências suficientes para fundamentar as alegações feitas pelas empresas que comercializam produtos para a pele à base de carvão. No entanto, como este material tem sido usado em curativos para feridas sem efeitos nocivos relatados, seu uso em moderação é provavelmente seguro.

Assim, baseando nessas duas perguntas, nota-se que ainda faltam pesquisas para comprovar a eficácia e a segurança do uso de carvão ativado. Todavia, no contexto atual, os dados científicos mais recentes mostram que para a pasta de dente, o efeito de branqueamento não é notável ou imediato e, para máscara peel off apresenta alguns benefícios.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre os cosméticos? Então acesse nosso blog !

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário