Análise Sensorial: quais as diferenças entre Teste de Aceitabilidade e de Preferência?

Sumário

Em primeiro lugar, diferentes testes de análise sensorial são feitos pelas indústrias, especialmente para Pesquisa e Desenvolvimento de Alimentos, e conhecer suas diferenças é importante para melhor desempenho do produto no mercado.

Além disso, a análise sensorial é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1993) como “disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição”. <ref>Teixeira, V.L., Análise Sensorial na Indústria de Alimentos. Rev. Inst. Latic. “Cândido Tostes”, Jan/Fev, nº 366, 64: 12-21, 2009</ref>

Portanto, a análise sensorial é de grande importância para o ramo das indústrias de alimentos e bebidas, especialmente por ser a primeira  etapa prevista no serviço de Shelf Life (tempo de prateleira), elencamos os principais métodos sensoriais e a diferença entre os testes de preferência e de aceitabilidade.

análise sensorial

Principais métodos de análise sensorial

A princípio, o método discriminativo estabelece diferenças qualitativas e/ou quantitativas entre amostras. Assim, destina-se a avaliar as diferenças sensoriais entre dois produtos ou mais. Por fim, esse método tem-se diferentes tipos de testes possíveis: duo-trio, triangular, de ordenação e de comparação múltipla.

Além disso, o método afetivo, também chamado testes de consumo, este método é responsável em averiguar a opinião pessoal do consumidor. Desse modo, os testes de aceitabilidade e de preferência são os dois testes pertencentes a esse tipo de método.

Ainda mais, o método descritivo descreve qualitativa e/ou quantitativamente as amostras. Dessa maneira, é responsável por averiguar a descrição do odor e sabor, das propriedades de textura, aparência e sabor. Os testes mais utilizados são: perfil de textura e Análise Descritiva Quantitativa (ADQ®). <ref>Como estruturar a análise sensorial na indústria de alimentos e bebidas. Acesso em: 19 ago. 2021.</ref>

métodos sensoriais

Teste de Aceitabilidade x Teste de Preferência 

Tanto o teste de aceitabilidade como o de preferência são testes do método afetivo que visa obter a opinião pessoal.

O Teste de Preferência avalia o grau de preferência do consumidor entre um produto relacionado a outro produto. Normalmente é realizado para que o indivíduo assinale, entre duas amostras disponíveis para experimentar, aquela de sua preferência.

Enquanto isso, o Teste de Aceitabilidade analisa o grau de aceitação ou não do produto, ou seja, o quanto o provador gosta ou desgosta de um produto. Dentre os métodos mais utilizados desse teste está a utilização da escala hedônica. <ref>Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) / organizadoras Ana Luiza Sander Scarparo, Gabriela Rodrigues Bratkowski ; revisão e atualização CECANE UFRGS. – 2. ed. – Brasília, DF : Ministério da Educação, 2017</ref> 

Além disso,o  painel para um teste afetivo de aceitação utiliza a escala hedônica estruturada em nove pontos, com a qual o painelista vai avaliar, entre as amostras, a que mais lhe agrada, resultando em um mapa de preferência por ser usado com vários painelistas e diferentes atributos. É um teste mais particularizado, que permite avaliar mais de um atributo no mesmo teste. <ref>SENSENOVA. Ao gosto do cliente: Testes Afetivos de Preferência e Aceitação. Acesso em: 19 ago. 2021.</ref>

Gostou de saber melhor sobre os diferentes tipos de métodos sensoriais? Consulte nossos serviços de teste de aceitabilidade e  acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário