Qual a forma correta de armazenar seus medicamentos?

Sumário

É inegável que a maioria das pessoas mantém suas “farmacinhas” em casa e em suas bolsas do dia a dia, para armazenar uma variedade de medicamentos e kits emergenciais, como analgésicos, antitérmicos, curativos e suplementos. Essa prática se tornou uma forma conveniente de garantir que estamos preparados para lidar com qualquer imprevisto no dia a dia, não é mesmo?

No entanto, você já se perguntou se a sua forma de guardar os medicamentos é a mais apropriada? Existe um local ideal para guardá-los? Acompanhe o texto a seguir e entenda a importância de armazenar os medicamentos corretamente.


Por que armazenar medicamentos corretamente?

Todo medicamento produzido é rigorosamente planejado desde a sua composição até a maneira como é armazenada pela empresa fabricante, portanto, requer diversos testes de estabilidade realizados antes da chegada no consumidor final. Durante os testes, o medicamento é submetido a uma série de condições controladas, como temperatura, umidade e luminosidade, a fim de validar a veracidade das recomendações descritas na bula.

Além disso, dada a diversidade de formas farmacêuticas existentes, é importante ter maior atenção ao armazenar cada medicamento. Portanto, o objetivo de armazená-los corretamente está na melhor forma de garantir a integralidade físico-química, microbiológica e a eficácia do fármaco ao longo do tempo! [1]

Como armazenar o medicamento?

  1. Em primeiro lugar, guarde o medicamento dentro da embalagem original, onde as datas de validade e de fabricação estarão marcadas. Apesar de ocupar um espaço maior na sua casa é importante sempre estar atento à validade e também ter acesso à bula!
  2. Sempre surge a dúvida: qual é o local mais adequado para armazenar os medicamentos? Certifique-se de que o ambiente seja seco, arejado, sem exposição direta à luz e esteja fora do alcance de crianças e animais domésticos. Por isso, é recomendável armazená-los em armários e estantes preferencialmente em cômodos como o quarto ou sala. Por outro lado, locais como a cozinha e o banheiro, que tendem a ser úmidos e quentes, não são adequados.
  3. Não guarde na geladeira medicamentos que têm a recomendação de armazenamento em temperatura ambiente (de 15° a 30°C). Ademais, para medicamentos que requerem temperatura mais baixa, como soluções orais, guarde na parte inferior da geladeira, longe da porta.
  4. Não altere a forma farmacêutica do seu medicamento. Ou seja, não divida comprimidos sem marcação e não abra cápsulas, pois a forma final do medicamento foi cuidadosamente estabelecida para a via de administração e o órgão-alvo específicos, assegurando sua eficácia.
  5. Em último lugar, os porta-comprimidos também são opções para armazenar medicamentos, apesar de não serem os mais recomendados quanto os blisters devido à diferença na vedação e no nível de esterilização do recipiente. No entanto, se isso facilitar a adesão ao tratamento, deixe somente a dosagem necessária para um dia! [2]

Observe a data de validade e a aparência antes de tomar qualquer medicamento! Caso seja necessário descartar, clique aqui e entenda como fazer de maneira adequada!

Ficou interessado pelo conteúdo? Então assine nossa newsletter abaixo e conheça mais sobre o universo dos medicamentos!

Referências

[1] BRASIL. Ministério da Saúde. Serviços farmacêuticos técnico-gerenciais no município:
operacionalização e prática.
Volume 3. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Acesso em: 14 fev. 2024.

[2] ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Saiba como conservar medicamentos em casa.
Acesso em: 14 fev. 2024.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário