Como a Análise Centesimal pode ajudar o meu negócio?

Sumário

Como foi possível ver na última postagem sobre a importância da Tabela e Rotulagem Nutricional para os alimentos, hoje vamos explicar o responsável por tudo isso, a Análise Centesimal! Ela é feita para identificar e quantificar as propriedades nutricionais de um produto e é de grande importância, uma vez que garante a segurança do consumidor e fornece a ele informações precisas sobre a mercadoria.

Como a Análise Centesimal pode ajudar o meu negócio?

A partir da Análise Centesimal é possível averiguar a quantidade de nutrientes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos presentes em um alimento e, dessa forma, compor o conteúdo da tabela nutricional de forma mais assertiva.

Mas, afinal, qual é a sua principal importância?

Além da elaboração de tabelas e rotulagem, o serviço existe para que as pessoas saibam exatamente o que contém no alimento que elas pretendem consumir, além de ser outro modo de determinar informações nutricionais de produtos caseiros, artesanais, incomuns ou exóticos.

Isso é fundamental para os profissionais do ramo alimentar que conseguem estabelecer dietas e metas nutricionais mais adequadas para cada um de seus clientes, promovendo uma melhor qualidade de vida, tornando-a muito mais saudável.

Dessa forma, podemos listar uma série de resultados trazidos pela Análise Centesimal que podem agregar muito ao seu negócio:

1. Tempo de validade

O tempo de validade de um produto está relacionado à quantidade de água que ele possui, assim como características físico-químicas associadas a seus nutrientes. Sendo assim, com o auxílio de várias etapas da Análise Centesimal é possível entender porque um certo alimento está estragando mais cedo do que deveria.

2. Diferencial para os produtos

É importante saber exatamente o que está contido nos produtos, principalmente nos artesanais, como a quantidade exata de minerais e de proteínas, sendo que esse conhecimento pode ser usado como diferencial na hora da comercialização dos mesmos.

Um exemplo disso é que ao indicar que o seu produto possui um nutriente exclusivo, diferente da concorrência, é possível agregar valor ao seu alimento e consequentemente um diferencial ao mesmo!

3. Direcionar seu produto para um público específico

Como já foi dito anteriormente, é possível quantificar os componentes do produto, assim, pode-se saber quais nutrientes estão em maior quantidade a fim de estabelecer qual público alvo melhor se encaixa ao seu produto.

Por exemplo, se o seu alimento for rico em proteínas é possível criar uma campanha publicitária voltada ao público fitness!

4. Descobrir como melhorar seu produto

A análise centesimal proporciona um mapeamento do produto, com o qual é possível analisar quais nutrientes poderiam ser incluídos a fim de aprimorar seu alimento.

Um exemplo disso é a adição de vitamina C que além de aumentar o valor nutricional do alimento também atua como conservante natural.

E como a Análise Centesimal é feita?

Os alimentos podem ser divididos em 6 frações e a Análise Centesimal é feita a partir da análise laboratorial desses mesmos segmentos:

  • Teor de Umidade (água) da amostra
  • Teor de Minerais
  • Lipídeos na Amostra
  • Proteínas
  • Fibras
  • Carboidratos

Como a Análise Centesimal pode ajudar o meu negócio?

É com base na Análise Centesimal que é possível conhecer diversos aspectos dos alimentos. Com os procedimentos acima, é possível compreender quais fatores influenciam sobre diversos parâmetros, como textura e tempo de validade e, por consequência, usar os recursos obtidos ao seu favor, gerando segurança para o consumidor e podendo alterar seu alimento de forma a aprimorar suas propriedades.

Ficou interessado em conhecer melhor seu produto? Entre em contato com a Farma Júnior para receber um orçamento de Análise Centesimal!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário