5 motivos para implementar Atenção Farmacêutica em seu estabelecimento!

Sumário

Se você atua na área da saúde, já deve ter ouvido falar no termo atenção farmacêutica, certo? O que você pode não saber é que existe uma grande diferença entre assistência farmacêutica e atenção farmacêutica. Enquanto o primeiro é voltado para práticas que envolvem o uso correto de medicamentos, o segundo abrange um conjunto de ações que seguem um método clínico e estão direcionadas ao relacionamento direto com o paciente.

Tal atendimento é essencial para a humanização da saúde e pode alavancar, e muito, a sua farmácia. Ficou interessado? Confira nosso texto sobre o assunto!

5 motivos para implementar Atenção Farmacêutica em seu estabelecimento!

1. Farmácia vista como ambiente de saúde

Atualmente, o farmacêutico é visto como um atendente técnico no estabelecimento em que trabalha. No entanto, sua formação inclui extensos conhecimentos bioquímicos que permitem que ele entenda o mecanismo de ação dos fármacos, desde como eles atuam no organismo do paciente até a interação com outros medicamentos.

Além disso, aliar esses conhecimentos às práticas de atenção farmacêutica, tais como acompanhar o uso da terapia medicamentosa do paciente, permite que ele assegure um tratamento mais eficaz e seguro.

Dessa forma, o farmacêutico deixa de atuar como um vendedor e passa a exercer seu cargo como um profissional de saúde, assegurando a melhor solução possível para o paciente.

2. Maior confiança do cliente no farmacêutico

Ao assumir um posicionamento voltado a área da saúde, o farmacêutico ganha mais credibilidade e estabelece um meio em que o paciente se sente mais confortável para sanar possíveis dúvidas quanto ao tratamento.

Essa relação é muito benéfica para ambas as partes. De um lado, o cliente se sente acolhido ao receber uma atenção humanizada e personalizada, e do outro, o farmacêutico recebe informações cruciais para melhorar o seu trabalho e oferecer a melhor tratamento possível para o paciente.

3. Mais informações sobre o paciente

Como você pode ver, a comunicação é a base para oferecer uma atenção farmacêutica de qualidade. Grande parte dos indivíduos que procuram uma farmácia não tem certeza de seu diagnóstico, tampouco da posologia correta de determinado remédio.

A partir da coleta assertiva dos dados, o farmacêutico pode propor um tratamento adequado e que vá de acordo com o diagnóstico feito pelo médico. A orientação quanto ao uso correto do medicamento também favorece a adesão do paciente ao tratamento e, consequentemente, à sua farmácia.

Além disso, é possível traçar um perfil dos clientes de seu estabelecimento, o que permite que você elabore a melhor estratégia para atender às principais demandas de seu público alvo.

5 motivos para implementar Atenção Farmacêutica em seu estabelecimento!

4. Fidelização do cliente

A partir do momento que é formada uma relação de confiança mútua entre o farmacêutico e o paciente, a chance desse cliente retornar à sua farmácia é muito maior.

O conjunto de ações que fazem parte da atenção farmacêutica, como orientação do uso correto de medicamentos, também auxilia na fidelização do cliente. Além disso, como o farmacêutico acompanha o quadro clínico, o paciente é obrigado a retornar a farmácia e provavelmente indicará seu serviço para conhecidos.

5. Aumento das vendas

Apesar do objetivo da atenção farmacêutica estar voltado para melhorar o atendimento e prover uma solução adequada ao cliente, esse conjunto de práticas também pode potencializar as vendas de seu negócio!

A farmácia sendo vista como um estabelecimento de saúde atrai novos clientes que buscam por um tratamento diferenciado e um ambiente que permita que ele sane possíveis dúvidas sem ter a necessidade de esperar em longas filas de hospitais.

A atenção farmacêutica envolve diversas práticas que devem seguir um procedimento operacional padrão (POP), mas que, quando seguidas de forma adequada, prometem melhorar diversos aspectos de sua farmácia.

No entanto, vale lembrar que o diagnóstico de doenças cabe ao médico responsável pelo paciente, uma vez que o papel do farmacêutico está ligado ao uso correto dos medicamentos. Tal uso está relacionado desde o fármaco em si, às suas interações com outros medicamentos, até a adesão do paciente ao tratamento.

Agora que você já sabe da importância da atenção farmacêutica para seu negócio, se inscreva no nosso blog e receba mais conteúdos como esse para alavancar o seu negócio!

 


Referências Bibliográficas:
  1. EUROFARMA. Atenção Farmacêutica.
  2. Cursos iPED. Você sabe o que é Atenção Farmacêutica?
  3. FARMACÊUTICAS. Atenção Farmacêutica.
  4. IPOG. Tudo o que você precisa saber sobre a atenção farmacêutica.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário